Meta Pixel Code
Sustentabilidade
  • 17.04.2025
  • 12 min de leitura

Transição energética: Veja como ela pode beneficiar o Brasil e a sua empresa!

Descubra o que é, qual sua importância e com a transição energética está remodelando o Brasil e o mundo.

Transição energética: Veja como ela pode beneficiar o Brasil e a sua empresa!

A busca por fontes de energia mais limpas e sustentáveis tem se tornado uma prioridade global, impulsionada pela crescente consciência ambiental e pela necessidade de limitar os impactos das mudanças climáticas.  

No Brasil, a transição energética surge como um tema importante, promovendo uma mudança fundamental no modo como produzimos e consumimos energia. Neste texto, você vai entender o conceito de transição energética, sua importância e os desafios associados ao mercado para executar no seu negócio. Confira!

Leia mais...

O que é a Transição Energética?

imagem de uma usina de energia solar representando a transição energética a partir de fontes renováveisLegenda: Usina solar administrada pela Raízen Power 

Transição energética é a mudança do atual modelo de energia, baseado em fontes de energia fósseis, para um sistema mais sustentável e renovável. É uma resposta às crescentes preocupações com a escassez dos recursos não renováveis, a poluição ambiental e os impactos das mudanças climáticas.  

A transição envolve a diversificação da matriz energética, promovendo a utilização de fontes limpas como solar, eólica, hidrelétrica e biomassa, enquanto reduz gradualmente a dependência de combustíveis fósseis. 

Aqui, na Raízen Power, oferecemos soluções como o Clube Power, a nossa Geração Distribuída Compartilhada, a migração para o Mercado Livre de Energia, a Gestão de Energia para clientes de vários segmentos, o certificado internacional de energia renovável e mais. Assim, reforçamos nosso papel na transição energética, que visa reduzir a dependência das fontes fósseis e emissão de gases do efeito estufa (GEE) 

Por isso, buscamos promover maior aproximação com o cliente, oferecendo serviços personalizados, flexíveis e competitivos, que atendam às suas necessidades e expectativas.  

Além disso, contribuímos para a sustentabilidade do planeta, colaborando com a mitigação das mudanças climáticas e a economia de baixo carbono. 
 
SAIBA MAIS: 
Conheça nossa trajetória na geração de energia renovável aqui! 

Como a Transição Energética acontece?

A transição energética é um processo que engloba diversos aspectos, desde a geração até o consumo de energia elétrica. Ela busca não apenas substituir as fontes de energia, mas também transformar os sistemas de produção e distribuição para torná-los mais eficientes e sustentáveis. Para guiar esse processo, foram propostas 5 ações para guiar estrategicamente a transição energética, chamada 5Ds da transição energética.  
 
Veja abaixo: 

  • Descarbonização 

A descarbonização refere-se à redução das emissões de carbono na produção de energia. Isso envolve a substituição de fontes poluentes por energias limpas e a implementação de tecnologias de captura e armazenamento de carbono. 

  • Descentralização 

A descentralização busca distribuir a geração de energia, reduzindo a dependência de grandes centrais e promovendo a produção localizada, como a energia solar em residências e empresas. 

  • Digitalização 

A digitalização implica na utilização de tecnologias digitais para otimizar a gestão e o consumo de energia. Medidores inteligentes, redes elétricas inteligentes e sistemas de controle avançados contribuem para a eficiência do sistema. Com a digitalização a transição energética pode acontecer de maneira mais acelerada, otimizada e autônoma.

  • Desenho de Mercado 

O desenho de mercado visa criar condições que incentivem a competitividade e a inovação, facilitando a transição para fontes renováveis e promovendo a eficiência energética. É preciso pensar em toda a regulamentação, incentivos, vantagens do ponto de vista financeiro e todo o impacto positivo socioambiental que o processo de transição energética pode trazer. 

  • Democratização 

A democratização busca envolver a sociedade no processo decisório, garantindo que a transição energética atenda às necessidades e expectativas da população e que o acesso à energia seja menos desigual. Para ser sustentável, o processo precisa levar a dimensão social em consideração. 

Qual é a importância de investir na transição energética?

Já é reconhecido que a dependência de combustíveis fósseis contribui significativamente para as emissões de gases de efeito estufa, acelerando as mudanças climáticas, e a escassez dos recursos fósseis impõe uma urgência em buscar alternativas viáveis para suprir as necessidades energéticas do Brasil e do mundo.  

Nesse sentido, a transição energética surge na oportunidade de substituir as fontes não renováveis por fontes mais limpas e eficientes, como solar, hidráulica e biomassa, que reduzem o impacto ambiental e social na geração de energia. 
 
Investir na transição energética é vital para garantir a sustentabilidade nacional e mundial a longo prazo, sendo um desafio global que requer ações metas e compromissos de todos os países, setores e governança. Diversos movimentos internacionais, como o Protocolo de Quioto, o Acordo de Paris e a COP28, estabeleceram metas e diretrizes para a redução das emissões de carbono e o alcance da neutralidade climática até 2050. 

Expectativas para a Transição Energética mundial

A transição energética é uma realidade global, com diversos países assumindo metas e compromissos de sustentabilidade para reduzir suas emissões e promover a utilização de energias renováveis. Esses acordos assumidos ao redor do mundo refletem uma estratégia ambiental da compreensão compartilhada da urgência em agir para desacelerar o aquecimento global e as mudanças climáticas 

O Acordo de Paris, estabelecido em 2015 durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), representa um marco significativo nesse esforço coletivo. Ele busca limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, visando reduzir os impactos mais severos das mudanças climáticas. 

Para alcançar esse objetivo, a Agência Internacional de Energia (IEA) propôs um cenário de emissão zero (NZE) que traça um caminho factível para o setor de energia global atingir a neutralidade climática até 2050.  

O plano NZE requer uma transformação ambiciosa do sistema energético, baseada na rápida expansão das fontes renováveis, tendo como base a eficiência energética, inovação tecnológica, eletrificação dos usos finais, captura e armazenamento de carbono e a mudança de comportamento dos consumidores. Estabelecendo mais de 400 marcos para diferentes setores e tecnologias, que devem ser cumpridos para garantir uma transição justa, inclusiva e resiliente. 

O setor energético é a fonte de cerca de três quartos das emissões de gases com efeito de estufa atuais e detém a chave para evitar os piores efeitos das alterações climáticas, segundo o último report da IEA.

Isto exige nada menos do que uma transformação completa na forma como produzimos, transportamos e consumimos energia, reforçando a relevância da transição energética no nosso cenário atual para o atingimento desses compromissos mundiais. 
 
Assim, reduzir as emissões globais de dióxido de carbono (CO) para zero líquido até 2050 é um desafio consistente com os esforços para limitar o aumento a longo prazo das temperaturas médias globais a 1,5˚C e o Brasil tem uma grande relevância diante do crescimento exponencial da diversificação da geração de energia renovável no país. 

Transição Energética no Brasil: Qual é o cenário?

O Brasil tem um papel fundamental nesse cenário já que é um dos maiores produtores mundiais de energia com uma diversidade extensa na geração a partir de usinas hidráulica, eólica e de biomassa, além de evidenciar o potencial de expansão renovável com o crescimento da geração da energia solar. Apresentando uma matriz energética mais renovável com 48% de participação das fontes renováveis, frente a média mundial de 14% 

O Balanço Energético Nacional 2024 destacou que a oferta interna de energia (total de energia disponibilizada no país) cresceu 3,6% em relação ao ano anterior. O estudo ainda informou que a participação de renováveis na matriz elétrica subiu para 89,2% com destaque para a disponibilidade de energia hidráulica, o crescimento da geração eólica e solar fotovoltaica, e a redução da geração por gás natural e derivados de petróleo. Reforçando a diversificação da matriz energética, pois reduz a dependência de uma única fonte de energia e contribui para a segurança energética do país. 

Fonte: ANEEL e ABSOLAR referente a março de 2025

Com isso, a transição energética no país se torna uma ação estratégica e que pode trazer benefícios econômicos, sociais e ambientais, como a geração de empregos, a diversificação da matriz elétrica, a redução da dependência externa, a melhoria da qualidade do ar e da saúde pública, e a contribuição para o desenvolvimento sustentável. 

Entretanto, obstáculos para serem enfrentados nessa jornada de consolidação da transição energética brasileira, como a dependência dos combustíveis fósseis no setor de transporte, que representa mais de 50% do consumo de energia final, e a necessidade de investir na modernização e na expansão da rede elétrica, que apresenta problemas de qualidade, segurança e confiabilidade.  

Para superar esses desafios, o Brasil tem adotado medidas que estimulam o desenvolvimento das fontes renováveis, como a criação de marcos regulatórios, incentivos fiscais, leilões de energia e programas de pesquisa e inovação.

Mudanças climáticas e a transição energética: Entenda a relação

O aumento das concentrações de gases de efeito estufa, provenientes da queima de combustíveis fósseis contribuiu para o aumento da temperatura média da Terra, provocando mudanças nas condições climáticas em diferentes partes do globo. 
 
Esse fenômeno resulta em eventos climáticos extremos, como secas mais severas, enchentes, furacões intensificados e a elevação do nível do mar, impactando diretamente comunidades em todo o mundo. 
 
Essas ocorrências desencadeiam danos irreparáveis, desde o derretimento de geleiras, alterações drásticas nos padrões de chuva até a mudança na temperatura dos oceanos e cidades. Como, por exemplo, as chuvas e enchentes enfrentadas no Rio Grande do Sul ou nas ondas de calor com sensação térmica de até 70ºC que vivenciamos nos últimos meses de 2025 em várias cidades do Brasil. 
 
As mudanças climáticas estão remodelando os mercados globais, nos forçando a repensar as cadeias de suprimentos, os recursos e a forma como fazemos negócios. O cenário atual nos mostra os efeitos negativos que as atividades humanas causaram ao meio ambiente e como a busca por soluções é fundamental para garantir um futuro mais próspero para futuras gerações.   

Dessa forma, a transição energética desempenha um papel crucial como uma resposta aos desafios climáticos enfrentados diante desse aquecimento global. Onde, ao incentivar o uso de energias renováveis e reduzir a emissão de gases poluentes, busca conter o avanço das mudanças climáticas.  
 
Ao entender essa relação entre as mudanças climáticas e a transição energética, fica evidente que a busca por soluções sustentáveis não é apenas uma opção, mas uma necessidade. Por isso é fundamental encontrar parceiros que ajudem o seu negócio a prosperar em seus compromissos e metas ESG.

Como a Raízen Power pode te ajudar? 

A Raízen Power tem desempenhado um papel importante na jornada de pequenos a grandes negócios que visam trabalhar seus compromissos ESG, como Pernambucanas, Heineken, Espaço Laser, Todeschini e muito mais. 
 
Confira o depoimento da DrogaVet sobre a economia e sustentabilidade gerada para o seu negócio com o Clube Power:

Como importante player do setor elétrico, ajudamos parceiros a abraçar a transição energética por meio de soluções mais sustentáveis e que geram até 40% de economia na conta de energia. 
 
Com um leque extenso de soluções, como Geração Distribuída Compartilhada, Certificados de Energia Renovável e até a migração para o Mercado Livre de Energia, ajudamos nossos clientes a investir em fontes limpas e práticas mais sustentáveis, além de evidenciar suas empresas como protagonistas na construção de um futuro mais verde e sustentável.  

Contar com uma empresa parceira nessa busca rumo à transição energética do seu negócio é fundamental. Por isso, converse com os especialistas da Raízen Power e conheça mais sobre as soluções de energia renovável que podem apoiar a sua empresa em uma jornada mais sustentável!