Meta Pixel Code

Escolha o melhor para a sua empresa

Venha para o mercado livre de energia com a Raízen Power

Escolha ser livre com a Raízen Power

Escolha ser livre com a Raízen Power

Ao migrar para o Mercado Livre de Energia, você garante a liberdade de escolher o fornecedor de energia para sua empresa e negocia as melhores condições de acordo com o seu perfil de consumo.

O que é o Mercado Livre de Energia?

O que é o Mercado Livre de Energia?

Benefícios do mercado livre de energia

Economia de até 40% na fatura de energia

<p>Economia de at&eacute; 40% na fatura de energia</p>

Livre negociação de contrato

<p>Livre negocia&ccedil;&atilde;o de contrato</p>

Amplo poder de escolha

<p>Amplo poder de escolha</p>

Consumo de energia 100% renovável

<p>Consumo de energia 100% renov&aacute;vel</p>

Migração apoiada por especialistas

<p>Migra&ccedil;&atilde;o apoiada por especialistas</p>

Compromisso sustentável com competitividade

<p>Compromisso sustent&aacute;vel com competitividade</p>

Somos parte da 3ª maior empresa do Brasil

Somos parte da 3ª maior empresa do Brasil

Com a solidez da Raízen Power, sua empresa terá as melhores opções de economia e a certeza de uma empresa parceira que conta com um time de especialistas para a gestão da sua conta.

Quero falar com especialista

Passo a passo do processo de migração

PASSO 1: Análise do seu perfil de consumo
PASSO 1: Análise do seu perfil de consumo
Nesta etapa, nosso time de especialista realiza uma avaliação do perfil de consumo da empresa para propormos a melhor solução para o seu negócio.
PASSO 2: Assinatura contrato
PASSO 2: Assinatura contrato
O próximo passo é negociar as melhores condições para o seu negócio e assinar contrato com a gente.
PASSO 3: Aviso à distribuidora
PASSO 3: Aviso à distribuidora
Os contratos no mercado cativo possuem renovação automática, por isso é necessário notificar a distribuidora do encerramento contratual para a sua migração.
PASSO 4: Adequações e migração
PASSO 4: Adequações e migração
Você terá o suporte do nosso time para realizar todo o processo de migração, desde a adequação física do seu medidor de energia até a adesão à CCEE.
PASSO 5: Comece a economizar com a Raízen Power
PASSO 5: Comece a economizar com a Raízen Power
Pronto! Agora você já pode contar com até 30% de economia na sua conta de energia todo mês

Seja um cliente Raízen Power agora mesmo!

Todos os consumidores de energia podem reduzir custos com a nossa solução. Contrate agora!

Principais dúvidas sobre mercado livre

  1. O que é o Mercado Livre de Energia?

    O mercado livre de energia, também conhecido como Ambiente de Contratação Livre (ACL), é uma modalidade do setor onde os consumidores podem escolher livremente seus fornecedores de energia. Desde 1998, esse ambiente surgiu com objetivo de estimular a livre concorrência e o investimento do setor privado na geração de energia, criando mais competitividade. A ideia é possibilitar que os grandes consumidores reduzam seus gastos com energia e com o passar do tempo esse benefício também chegue aos consumidores com menor carga.


  2. Como funciona o Mercado Livre de Energia?

    No mercado livre, o cliente tem autonomia para escolher o fornecedor de energia e negociar a melhor forma de aquisição do seu negócio. Na Raízen Power, o cliente tem as vantagens de otimizar a contratação de energia, volume a ser contratado e a customização das condições contratuais, tudo isso conforme as demandas individuais. 


  3. Qual a diferença entre os consumidores livres e consumidores cativos?

    A principal diferença está na forma de contratar a energia. O consumidor livre tem a liberdade de escolher os fornecedores no mercado, já o consumidor cativo obrigatoriamente contrata energia da distribuidora da sua região.


  4. O que muda entre o mercado regulado e o mercado cativo?

    No mercado regulado você recebe o repasse da energia por uma concessionária/distribuidora com a cobrança de uma taxa fixada pelo governo. Todas as cobranças de consumo, demanda, encargos e impostos vêm em uma fatura única de energia e não há possibilidade de negociação das tarifas. Já no mercado livre, você deixará de pagar a tarifa de energia fixada pelo governo e cobrada na fatura de energia, passando a negociar contratos de fornecimento diretamente com a Raízen Power. Na prática, a energia consumida pode ser comprada com a gente, e a distribuidora passa a ser remunerada apenas pela parcela da demanda, que corresponde ao uso da infraestrutura e fiação da concessionária para recebimento da energia.


  5. Por que migrar para o Mercado Livre de Energia?

    No Mercado Livre, você pode escolher o seu fornecedor de energia, o período de contratação, negociar o preço e condições de pagamento, tendo economia e previsibilidade dos custos. Em média os consumidores que foram para o mercado livre tiveram uma redução dos custos com energia de até 30%. Em um cenário de altos reajustes tarifários acontecendo todos os anos, muitas vezes acima da inflação, e de um apelo sustentável cada vez maior, o Mercado Livre te ajuda a endereçar essas duas questões te permitindo consumir energia limpa, renovável e econômica!


  6. Como saber se minha empresa se enquadra para migrar ao mercado livre?

    A partir de 2024, com a abertura do mercado, todas as empresas de média ou alta tensão que estão conectadas ao grupo A são aptas a migrar para o mercado livre de energia. O que equivale a empresas com gastos de aproximadamente R$10 mil mensais nas contas de luz. Para saber mais, envie sua conta de energia para o nosso time de especialistas e encontraremos a melhor solução para o seu negócio.


  7. Existem riscos no Mercado Livre de Energia?

    Sim, existem alguns riscos relacionados a contratação de energia, mas que podem ser mitigados. 

    No mercado livre, a contratação de energia é feita de modo antecipado, por isso é fundamental conseguir prever a quantidade de energia a ser comprada e negociada com o fornecedor. Uma previsão incorreta pode levar o consumidor a ficar exposto aos preços de curto prazo. Entretanto, a exposição ao mercado de curto prazo pode ser vantajosa, isso vai depender dos preços que estão sendo praticados no mercado. Sendo assim, para que a contratação de energia seja mais assertiva, é recomendado o apoio de um time de especialistas para realizar uma análise mais cuidadosa considerando se existe alguma previsão de aumento ou queda no consumo para os próximos anos.

    Para reduzir riscos é necessário traçar uma boa estratégia de contratação de energia ao longo do tempo, aproveitando as oportunidades que surgem, mas sem deixar a segurança de lado. Aqui, na Raízen Power, você pode contar com a expertise do nosso time comercial para operações no Mercado Livre.


  8. Como funciona a relação com a distríbuidora no mercado livre?

    Tanto no Mercado Cativo, quanto no Mercado Livre, a responsável pelo transporte e entrega da sua energia continua sendo a distribuidora local. Logo, a migração não impacta na qualidade da energia, você terá um contrato apenas de fornecimento de energia com a Raízen Power e os demais componentes da fatura de energia continuam sendo pagos pela distribuidora, como os impostos, a remuneração pelo uso do sistema (fio), as cobranças de iluminação pública, etc. Dessa forma, você passa a ter todos os meses uma fatura de energia proveniente da distribuidora (sem a parcela do consumo contabilizada) e passa a ter um boleto para pagar referente ao contrato firmado em mercado livre sobre a parcela que consumiu.


  9. Quais serviços de gestão de energia a Raízen Power oferece?

    A Raízen Power acompanha o consumidor desde as análises de oportunidades até a execução das atividades de rotina. Dentre nossos serviços estão a Migração para o Mercado Livre de Energia, Gestão CCEE, Consultoria de Mercado, Representação para atividades transacionais perante CCEE e Concessionária de Energia, além de estudos visando redução de despesas com energia elétrica como, por exemplo, ajustes na demanda contratada, otimização do contrato de consumo, entre outros.


  10. Quais as principais funções e benefícios do gerenciamento de energia?

    Gerenciar energia contempla desde a identificação do produto mais adequado para o consumidor até o acompanhamento ativo da performance do contrato. Com isso, caso haja alguma mudança no perfil de consumo do cliente ou identifiquemos oportunidades de otimizações contratuais, atuamos de modo a mitigar riscos e maximizar ganhos para o consumidor.


  11. Se minha empresa migrar para o Mercado Livre pode voltar ao Mercado Cativo?

    Sim, qualquer consumidor livre pode retornar ao mercado cativo. Entretanto, você precisará seguir com algumas normas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), conforme abaixo:
    - Informar com 5 anos de antecedência
    - Realizar o pagamento da multa rescisória estabelecida com base na expectativa de faturamento associado ao contrato de energia no período de um ano
    - Não estar inadimplente e com pendências relacionadas à CCEE


  12. Saiba mais sobre o Regulatório - REN ANEEL nº 1.072

    Em cumprimento à REN ANEEL nº 1.072 de 29 de agosto de 2023, a qual referencia e altera a REN ANEEL de nº 957 de 7 de dezembro de 2021, a Raízen Power, comunica ao mercado o Fator de Alavancagem do Monitoramento Prudencial de suas empresas habilitadas no Mercado Livre de Energia. Download